Dica de Sexta: Terminação de Zíper Fácil e Perfeita (Tutorial Patchwork)

0
220

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

A dica de sexta de hoje é a pedidos das minhas alunas de uma turma que eu dei em São Paulo, esse mês agora, sobre o terminal do zíper, quando temos uma bolsa que o final do zíper é solta, a gente fez isso em sala de aula, mas pediram para termos uma dica de sexta para sempre lembrar quando precisar.

Então é uma das formas que temos para fazer a finalização do zíper, então aqui também vai depender do tamanho que vai fazer o final do zíper, uma coisa importante, tenho um tecido de 5cm, ou seja 1cm a mais de cada lado.

Nesse caso eu cortei ele por 9cm, eu dobro no meio e sei quanto vou colocar de zíper nesse final, eu acho interessante termos o zíper encaixado até o final, porque aí faz com que essa parte se torne uma parte com mais estrutura, se deixarmos só no tecido fica uma parte mole.

Então esse é o tanto que vai consumir do meu zíper, então dependendo do projeto, da peça, da bolsa… a gente corta do tamanho que precisa, então aqui dividi no meio, tem a marquinha aqui no meio, vou encaixar esse tecido dessa forma, o zíper está aqui virado para cima.

Eu vou colocar direito para baixo, vou passar um pé de máquina, deixando 1cm de cada lado, passo uma costura, vou para cima, volto para baixo na altura do zíper e dobro o finalzinho que será como se fosse o outro pé de máquina.

Então eu costurei para baixo, dobro para cima, volto para baixo, e faço a dobra de mais ou menos 1 pé de máquina, aqui agora eu vou costurar pelo outro lado, vou costurar de cada lado do zíper, sem pegar o zíper, sem costurá-lo, então eu costurei dos 2 lados, se não vou desvirar para o lado de novo, por essa abertura que ficou, vou desvirar e passar todo o zíper para dentro desse espaço.

Desvirei tudo, e atrás fecho com uma costura ao redor de todo o terminal, mas tenho ele todo acabado, costurado nas laterais, costurado na frente e só com uma abertura atrás, essa abertura eu coloco todas as imperfeições para dentro, a mão eu tenho mais segurança/controle, se eu fizer esse fechamento, ou senão pode passar uma costura decorativa.

Mas mesmo assim fica uma costura mais definido, um acabamento muito bom com essa forma de finalização, sem esquecer que quando fazer esses finais, porque se fizermos os 2 terminais não terá mais como colocar o cursor, então é bom colocar o cursor antes para fazer a segunda parte do fechamento.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir:

 

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here