Sousplat: Como fazer 2 em 1

0
834

Bem-vindos a mais uma dica de sexta.

A dica que eu trouxe hoje é um sousplat, está bastante em alta.

Eu sempre faço o Sousplat em dupla face, com 2 tecidos, então eu tenho a opção de trocar o tecido, de virar ele e fazer composições diferentes, então em 1 sousplat eu tenho 2 decorações.

Eu vou cortar dependendo da largura do tecido, para que dê três Sousplats.

Se o tecido tiver 1 metro e meio de largura tem que cortar 3 pedaços de 50×50, porque vamos aproveitar bem o tecido.

Se tiver 1.40 pode diminuir um pouquinho e divide por 3 que também vai dar. Porque o molde do sousplat tem 45 cm de diâmetro, então até 47, 48 cm dá para usarmos o tecido.

Os 2 tecidos de tamanho um pouquinho diferente, porque o tecido 1 tinha 50… e 50 e outro em 40. risquei o molde com o lápis, risquei o molde inteiro e vou costurar ele inteirinho deixando uma abertura bem pequenininha, direito com direito sempre, e agora vou alfinetar e costurar.

Então eu costurei todo ao redor, certo? Continuei na regrinha que eu sempre falo, que a gente não corta o círculo quando desenha, corta o quadrado, deixa sujo, que é melhor para costurar, mais fácil… como boneca, moldes.

Agora eu vou cortar ao redor deixando um pé de máquina, quase 1 cm e vou desvirar a peça por aquela aberturinha pequenininha que eu deixei.

Então está aqui a abertura, desvire e aí eu vou abrir bem a costura, passando no ferro para que não fique nem uma dobrinha.

Então eu passo justamente para evitar que fique dobrado o tecido para dentro, abre bem a costura, então agora desvirei e vou deixar essa aberturinha ainda porque eu vou utilizar ela depois para passar o elástico.

E agora eu vou passar uma costura, mais ou menos 2cm para dentro da borda que eu tenho, ok?

Então não é uma coisa assim, que tem que ser no milímetro, pode ser ao olho, mas que tenha mais ou menos 2cm.

Costurei até o final, tenho 50 cm de elástico, e um passador de elástico, então vou prender o elástico e vou passar por esse valinho que eu fiz de 2cm.

Foi muito fácil a gente fazer com plano duplo do que a gente tentar fazer uma bainha em um círculo, a bainha em círculo é muito complicado da gente fazer porque enruga, dá prega… assim fica bem mais rápido e a gente ganha 2 decorações em 1 só.

A peça de madeira que a gente vai colocar aqui, se encontra em lojas de artigos de madeira para artesanato, é bem fácil de encontrar, existem vários modelos, têm uns com essa entradinha para caber o prato, outros são todos retos.

Vou dar um nó, e aí eu puxo o franzido um pouco e no nó acaba entrando e ficando dentro desse valor e ele não aparece, então aqui a gente faz uma costura invisível, a mão, faz um ponto invisível aqui a mão, fecha e está pronto o sousplat.

Então eu posso brincar com as 2 cores na mesa,  é bem fácil de vestir, de colocar e está pronto o sousplat da minha decoração.

Esperamos que tenha gostado da dica de hoje, estamos muito felizes com sua visita, volte sempre e continue acompanhando nossos próximos tutoriais, compartilhe e comente!
Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.
Beijos,
Patrícia Müller 🙂