Rocambole

0
326

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

A dica de sexta de hoje é semana de bloco técnica, então eu vou ensinar a técnica do rocambole, é uma forma da gente fazer um acabamento, de colocar uma barra em uma peça de qualquer tamanho. Pode ser um jogo americano, uma toalha, uma colcha, o que for…

Uma forma da gente colocar a barra, é um trabalho que eu não tenha o outro lado, principalmente, quando eu não quero ter outro tecido aqui, então não teria como fazer um acabamento, por exemplo, eu quero colocar uma barra aqui, uma barra em todos os lados, e aqui o acabamento fica um pouco dificultoso quando a gente não tem outro tecido.

Então aqui o rocambole é uma técnica bem legal, bem simples de fazer e ajuda bastante.

Primeira coisa que eu vou fazer é costurar a barra aberta, em um dos lados do tecido, e vou costurar aqui um pé de máquina, essas 2 primeiras barras tem o tamanho do trabalho no caso.

Vou passar o pé de máquina, costurei um lado, agora eu quero costurar essa barra desse outro lado aqui, pra facilitar eu vou fazer enrolar, por isso que chama rocambole, vou enrolar o meu trabalho no meu centro até eu chegar no centro do seu tecido.

Então ele vai ficar ainda com o lado direito para dentro, aqui o maior cuidado que temos que ter na hora de alfinetar, é de alinhar os cantos para que não fique repuxado, então aqui eu vou alfinetar e vou passar novamente uma costura, aqui também outro cuidado é a gente passa a costura um pouquinho mais para dentro, para não aparecer a costura anterior.

Agora eu vou desvirar pela lateral, puxo pela lateral com cuidado, e eu tenho a minha primeira barra totalmente acabada, de um lado e do outro, agora eu vou colocar a outra barra lado para depois mostrar um acabamento nas barras finais.

Não importa se eu começo do lado avesso do tecido ou do trabalho, ou do lado direito, a finalização vai ser a mesma, e fica perfeito, não aparece nenhuma costura, foi muito legal essa técnica do rocambole para a gente fazer esse tipo de barra, colocar o outro lado… agora vou enrolar novamente até chegar do outro lado. Alfineto e passo outra costura.

Desviro novamente, vou passar…

Então aqui a gente não precisou de acabamento porque vamos colocar uma outra faixa, as últimas faixas que são das outras 2 laterais.

Então as últimas temos que tomar um pouquinho de cuidado de deixar um pé de máquina ou um 1cm mais ou menos… a mais de casa de cada lado, para podermos fazer depois o acabamento.

Então já pode virar, sobra, e dobra aqui no outro lado também, então deixa 2cm na hora de cortar para fazer esse acabamento.

Da mesma forma, enrolo o meu trabalho, até encontrar outro lado, cuido para dar a dobrinha também desse lado, fazer a mesma dobrinha… e do outro, encaixa bem os cantos e a outra costura.

Agora vamos desvirar, mesmo processo… então a única diferença das 2 últimas barras é essa dobrinha no canto, para fazer o acabamento, já passando por toda a dobra…

E aqui ficou a abertura, mais bem acabada, e agora fazemos um ponto invisível, minha sugestão o ponto invisível. Tem gente que gosta também de passar um pesponto bem na ponta, mas aí minha sugestão é que passe em toda volta do trabalho e que fica prontinho, fazemos a mesma coisa do outro lado, e tem barras de todos os lados, bem-acabadas e sem nenhuma costura aparecendo.

Rocambole

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller