Dica de Sexta: Rainha Africana (Técnica Paper ou Foundation)

0
235

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

A dica dessa semana é técnica, eu vou ensinar uma técnica que se chama Foundation, que é uma técnica bem legal feita entre tela, quando queremos fazer uma imagem, um desenho com precisão de ponta e de costura, facilita bastante.

Então eu vou desenhar aqui uma Africana, que fica bem bonita para fazer uma manta, uma frente de bolsa, uma almofada.

E encontramos muitos desenhos desse na internet que tenham Paper piercing ou foundation, pode procurar por esses 2 nomes.

Então primeiro eu fiz o desenho que eu tenho uma Africana, tenho aqui o rosto dela, um turbante, os braços e o vestido.

Como eu vou fazer o Paper? Primeiro eu preciso ver uma sequência em que eu possa costurar, então eu sei que aqui eu não vou conseguir fazer uma sequência, e a gente vai colocando cada pedacinho de pano.

Eu tenho que separar por blocos primeiro, então eu percebo que aqui eu tenho um bloco que é a cabeça, e tenho que separar porque não consigo costurar o paper em uma sequência toda.

E tenho aqui umas barras onde eu tenho que separar, então tenho a cabeça, vou desenhar, e tenho uma entre tela, tem a parte que não tem a cola e deixei a parte da cola onde eu vou botar o tecido.

Então aqui na parte da cola eu deixei a cabeça na parte de costura, e eu começo a numerar de acordo com o que eu vou conseguindo costurar, porque uma pecinha vai sobrepor a outra, então tenho que por aqui essa sequência.

Eu tenho aqui o número 1, coloquei o 2 e o 3, depois eu fiz a parte do braço e do fundo, então a parte do braço e do fundo eu separei também, e numerei o 1, o 2, o 3 e o 4.

Eu vou percebendo aonde eu vou conseguir costurar, porque se eu colocar primeiro 1 e depois colocar o 4, costurar, eu não vou conseguir encaixar mais o 2 e o 3.

Então é essa percepção que eu tenho que ter, de o que vou conseguindo encaixar na sequência.

Então se eu conseguir encaixar o 2 no 1 e depois o 3 no 2 e depois o 4, eu consigo terminar essa parte, então eu fiz a mesma coisa com o outro braço do outro lado, e o corpo é uma peça só, uma peça que eu só vou emendar nas outras 2 partes.

Então como eu começo o paper? Eu vou definir que uma parte é o rosto, tira um pedaço um pouco maior, e coloca onde vai ser o rosto, no número 1.

Percebam que eu passei todos os riscos com uma boa sobra, tenho o número 1, depois corto o número 2 que é a parte do turbante, então sempre corta um pedaço maior para não correr risco de falta de tecido.

Então vou colocar aqui, eu quero costurar nessa parte 2, nessa parte do turbante, então eu viro direito com direito e costura bem na parte do risco.

Iniciei a costura no encontro dos 2 riscos, e na parte de fora passei a costura, então agora para eu fazer a limpeza eu vou dobrar, existe a régua específica de fundation, eu não vou usar aqui porque a gente não tem a régua de fundation a gente pode usar uma régua que temos em casa, régua normal de patchwork.

Então aqui eu vou botar uma margem de costura e faço a minha limpeza, viro para o outro lado a primeira parte, e o turbante já está colocado.

Então a partir da 2 peça eu vou dobrar no risco, e vou limpar antes de colocar a próxima peça, porque vai encontrar a posição certa para eu colocar o próximo tecido.

Então aqui está limpo, e eu preciso colocar o número 3. Então vou cortar aqui, direito com direito e já deixei uma margem de costura.

Só preciso seguir essa margem, então costurei aqui, passei das margens porque é a parte de fora do meu desenho, e agora já posso limpar essa parte com a margem de um pé de máquina daquele risco externo que eu tenho, para depois emendar as partes.

Então já tenho aqui a cabeça com o turbante, agora já vou fazer as 2 partes do braço da mesma forma.

Então marquei o lacre número 1 que é a parte da roupa, vou usar a mesma cor do estampado, a primeira parte eu deixo na posição, observo que passou de todas as margens, e todos os riscos, agora vou pegar a segunda parte que é o bracinho, a mão.

A mão eu vou fazer do marrom, do beje, quando tem que focar um pouco, tem que ter mais um pouco de tecido porque o ângulo come bastante essa parte do tecido, então tenho sempre que ter essa sobra maior para não ter problemas.

Então agora fazer a limpeza da mesma forma, já vou fazer a próxima limpeza, que é essa limpeza com esse ângulo, para me ajudar depois a achar o próximo tecido, e agora vou colocar o tecido branco, que vai ser meu fundo.

Então aqui eu tenho que cuidar, como eu tenho um ângulo eu quero que esse paninho venha para cá, então eu quero encontrar um ângulo anterior, para eu ter a posição do meu tecido, então a posição do meu tecido aqui é 45 graus com outro, e vou fazer a costura nesse risco.

Agora eu vou fazer essa limpeza, sempre fazer essa limpeza, tem que tomar cuidado pois só a sobra pode ficar do lado do cortador, a entretela e o trabalho tem que ficar todos em baixo da régua, esse é o cuidado que tem que ter para a gente não cortar a parte do trabalho.

Então aqui já tem a parte da mão, e agora eu vou fazer a limpeza para colocar o número 4, e o número 4 também é fundo, então também é a cor branca que eu vou colocar.

Direito com direito, e agora vou fazer a limpeza da margem, desse outro bloquinho, e o bloco desse braço eu vou fazer da mesma forma, tenho todas as partes feitas, fiz aqui os braços, a cabeça e o corpo é a cabeça inteira que eu colo na tela para ficar todos com a mesma estrutura.

Imendo e costuro 2 partes para depois juntar, e pronto temos a Africana, costurada, podemos fazer vários desenhos, tem muita coisa na internet, tem livros específicos de foundation, walpapper e encontramos bastante material para fazer.

E o bom disso como eu falei, é que fica bem feito os pontinhos, os cantos, as pontas, como eu falei.

Se riscarmos com lápis fino, encontrando os desenhos, fazer um trabalho perfeito.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here