Os benefícios que os trabalhos manuais nos trazem

0
253

Hoje em dia, felizmente, têm várias opções para tal fim, desde os famosos livrinhos para adultos para colorir, muito em moda nos últimos tempos, passando pela realização das atividades físicas, pintura, costura, bordado, tricô, crochê… Os trabalhos manuais perduram por gerações e, após um período de declínio, retornaram com força total, seja como fonte de renda ou forme de lazer.

Descobertas arqueológicas e ilustrações demonstram o quanto essas técnicas são antigas. O crochê, por exemplo, começou a ser difundido na Europa nos primeiros anos do século XIX, onde uma artesã publicou diversos livros com receitas, favorecendo com que diversas mulheres pudessem copiar os modelos em crochê por ela publicados.

Na época em que Blumenau ainda era uma colônia, as primeiras habitantes tinham o hábito frequente de bordar, tricotar e fazer crochê em suas próprias prendas, repassando tal habilidade para suas filhas e netas. O que nossas avós já sabiam de modo intuitivo, a ciência veio nos comprovar: os benefícios que tais atividades nos trazem.

Materia Trabalhos Manuais (2)

Pesquisas realizadas no Reino Unido mostram que as pessoas que tecem mais de três vezes por semana são mais tranquilas, mais felizes, menos ansiosas e possuem mais confiança em sí mesmas. Para o cérebro, a prática das atividades manuais auxilia no desafio mental e na resolução de problemas, em concentrar a atenção em uma tarefa, a incentivar a criatividade, dentre outros.

Podendo ser realizadas a qualquer horário e em qualquer lugar as atividades manuais podem ser efetuadas de modo individual ou em grupos. Daí os benefícios se estendem a melhora dos relacionamentos sociais, com aumento do bem estar e da qualidade de vida. Em muitos países já existem os dias de tricotar ou crochetar na rua, quando pessoas de diversas idades se encontram em locais públicos para efetuar suas práticas. E para quem pensa que tecer é uma atividade exclusivamente feminina, em Portugal já existem grupos masculinos que se reúnem para tricotar em um café de Lisboa.

Então, o que você está esperando para iniciar uma dessas atividades e aproveitar o que elas traem de bom?

Materia Trabalhos Manuais (1)

Psicóloga – CRP 12/029/
Mestre em Psicologia
Especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicologia Familiar Sistemica –
Psicoterapeuta individual, de famílias e casais
Orientadora Profissional
Supervisora Clinica
[email protected]
47 3326-5184
Fontes:
Www.lavidalucida.com
www.crochet.com.ar
www.p3.publico.pt

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here