Não é só uma arte, é uma terapia

3
85

A cada dia a febre dos trabalhos manuais abrange mais e mais amantes desta arte, que chega devagarinho, vai se instalando e tomando todo o seu espaço e paixão por esse trabalho, suas compras começam a girar em torno de Industrias Têxteis, os armários de sua casa aumentam e os utensílios utilizados na arte do patchwork multiplicam-se facilitando a produção que nunca para.

Nancy Nicholson Embroidering Designs with Sewing Machine

Com cada trabalho terminado com um grande sorriso no rosto você começa a lucrar, não só na sua renda, mas você lucra no seu “Eu”, você cresce e muito. Aprende-se a pedir, a dar, a trocar, a batalhar, negociar, observar, memorizar, organizar, disciplinar e estudar. À medida que você faz seu primeiro bloquinho, vai querer cada vez mais bloquinhos para compor seu trabalho tão sonhado.

download

Mas o que significa Patchwork?

Na área do patchwork temos mais dois tipos de artesanato, o Quilt e o Quilting, que relacionam entre si e que muitas vezes são realizados os três tipos de artesanato juntos em uma única peça.
Patchwork é uma palavra vinda do inglês que pode ter tradução de “trabalho feito de pedaços ou retalhos de tecidos” Patch significa “Pedaços”, Work significa “Trabalho”. Trabalho com retalhos, unindo retalhos e formando combinações de cores e desenhos.
Os trabalhos de patchwork podem ser desenvolvidos com a utilização de diversas técnicas, como o Quilt.
Quilt também é uma palavra inglesa, que tem por significado “colcha ou acolchoado” e Quilting significa “Acolchoamento”. É uma forma singular de bordado, usada para criar efeitos de relevo podendo ser feito à mão ou com máquina de costura
b85808b9-702f-4f80-9f81-944e4b86e577

História do Patchwork.

O patchwork e o quilt datam as primeiras evidencias no ano de 3400 A.C.
No Egito antigo faraós já utilizavam roupas feitas de sobras de tecidos. Na idade média, o patchwork e o quilt espalharam-se pela Europa, então os peregrinos ingleses que fugiram das perseguições religiosas que aconteciam naquela época, acabaram trazendo o patchwork e o quilt para a América.
Nessa época as mulheres eram obrigadas a fazer trabalhos manuais, pois diziam que evitava que “energias ruins” entrassem em suas mentes.
Essas mulheres então passaram a planejar as peças antes de costura-las, e assim, o patchwork deixou de ser uma atividade apenas utilitária e passou a ser forma de expressão.

william-henry-midwood-the-patchwork-quilt1
Na década de 70, com o movimento Hippie, o artesanato voltou a ter destaque, fazendo com que o o patchwork e o quilt ressurgissem com força total.
As máquinas de costuram evoluíram, acessórios para patchwork e quilt foram criados e as técnicas aperfeiçoadas. A indústria têxtil passou a desenvolver estampas e cores especiais e o patchwork invadiu as coleções de estilistas famosos e até mesmo as passarelas.

tumblr_mbmpv8V9nv1qi0ti0

Hoje, o patchwork e o quilt são artes que podem ser aplicadas na moda, em casa e onde sua imaginação quiser.

3 COMENTÁRIOS

  1. Me chamo Maria de Fátima klopper de Menezes,sou completamente apaixonada nessa técnica gostaria muito de entrar pra esse mundo de retalhos,gostaria muito de estar aprendendo só que na minha região não tem nada disso nem as pessoas sabem oquê significa,gente amo de paixão e estou feliz por ter achado essa pgina de vocês nas redes sociais! Um Beijo obrigado por vocês existirem!gostaria multissimamente aprender essa técnica que me encanta a muitos anos ! Beijos no coração de vocês!

  2. Descobri a sua pagina á pouco tempo. Sou de Portugal, mas adoro ver seus trabalhos e tentar,,, fazer também eu 🙂 Felicidades e muito sucesso

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here