Dica de Sexta: Melhor Forma de Cortar Tecidos

0
1004

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

Hoje a dica é sobre preparação e corte de tecido, é uma dicazinha simples mas que bastante gente comete esse erro, e muitas vezes só por questão de não parar pra pensar um pouquinho antes de cortar, então quando a gente tem um projeto a primeira coisa que a gente tem que fazer é ver todas as partes que vamos cortar, todas as pessoas.

Sempre começar pelas partes maiores, por exemplo a bolsa, que tem toda a parte lateral inteira, e precisamos de 1 metro e 10/20 de uma faixa inteira… se começar a cortar as faixas pequenas, quando for vermos não temos mais aquela largura e aquele comprimento todo.

Então olhar todas as partes que for cortar, todos os tecidos, ver quanto que tem de tecido e tentar ir encaixando as peças menores primeiro, e aí vai cortando as menores primeiro, e as menores a gente consegue encaixar nas sobras no canto… fica muito mais fácil, muitos projetos começam, os meus também quando eu faço… divididos por partes.

Então vem a parte da frente, a parte de fora, a parte do bolso, e assim a gene vai pegando e vi corando, mas o importante é a gente ler todo o projeto para vermos as partes maiores.

Para tirar essas partes e depois tirar as pequenas, isso é sempre uma regrinha que vamos ter para que a gente não perca, não falte tecido no final do nosso trabalho… e aí as regrinhas de sempre, não falte com o tecido, molhar antes de usar, se for técnica, alguns cortes pequenos… engomar que também ajuda bastante na precisão do corte, facilita bastante.

Passar muito bem o tecido, fazer a dobra correta… se temos um tecido que vai dobrar, precisamos dobrar em cima da base, quando a gente não tem o tecido inteiro, é importante que a dobra fique certinha em uma linha da base, o resto não importa.

Se as laterais não estão encaixando não importa… é claro que se tiver aréola, ajustamos por ela… que ajuda bastante, muitas vezes os tecidos são rasgados, nas lojas eu não permite rasgar, mas em muitas lojas são, por falta de espaço, para agilizar o trabalho.

As vezes perdemos, 5/10 centímetros de tecido porque ele está rasgado… então esses são os cuidados.

E aí a linha pela dobra, a linha bem pela aréola, dobrou o tecido e está bem certinho pela linha… pode cortar ele, não vai ter surpresa na hora de abrir.

Essas dicas importantes, essas pequenas dicas que a gente tem no dia a dia, que a gente precisa no dia a dia para cortar um tecido maior ou uma peça de tecido, principalmente nunca esquecer quando a gente vai cortar peças, começar sempre pelas partes maiores, fazer um projetinho e anotar tudo, todas as partes e tamanhos para que a gente consiga encaixar todo o trabalho no nosso tecido.

Ele realmente cresce o tecido, o tamanho do tecido, quando a gente tem um planejamento, na hora de cortar, essa é a dica dessa semana, espero que tenham gostado.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir: