Dica de Sexta: Técnica Puff (Tutorial Patchwork)

0
234

Olá minhas amigas, meus amigos, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

A dica de sexta dessa semana é bloquinho técnica, então eu vou ensinar o puff que é uma técnica bem conhecida, uma técnica antiga, mas que está sendo bastante usada e muita gente tem dúvida, muitos perguntam como faz.

E o puff podemos usar para fazer tapetes, trocar de bebê, almofada, colcha… tudo depende do tamanho que a gente vai fazer.

Então é bem simples, irei fazer com o puff, um quadrado de 14cm que é meu tecido principal,um quadrado de 11,5 porque eu quero que meus bloquinhos de puff fiquem com 10cm no final, então é 10cm mais as 2 margens, assim 11,5 de base, e o 14cm que é o de cima, por isso tem que ser maior.

Agora vou pegar e alinhar os cantos desses 2 quadrados, e vai começar a sobrar o tecido principal, alfineto todos os cantos e o tecido principal fica maior, fica sobrando, e fica uma prega onde eu vou ajustar ela, vou formar uma prega bem no centro, fica no meio.

Toda essa voltagem eu faço com o tecido para fora, tanto um quanto outro, não é direito com direito.

Vou fazendo a prega, sempre indo para o mesmo lado, no sentido horário e anti-horário, bem no meio, ajusto tudo e faço com que o de cima fique do tamanho do tecido de baixo, agora vou costurar toda a volta, não precisa deixar nenhuma abertura, costura toda a volta do meu quadrado.

Então estou aqui com meu bloquinho costurado, aqui já fiz mais 4, então vou fazer tantos tubinhos quanto o trabalho vai pedir.

Por exemplo, eu quero fazer um trocador de 60 por 50, então eu vou fazer 5 fileiras e 6 fileiras de puffs, porque eles têm 10 cm cada um.

Agora eu vou unir de 2 em 2 e depois os 4, vou reunir todos eles, agora direito com direito.

Agora vou unir o bloco inteiro alinhado o centro, assim vou alinhando todos os encontros para que eles fiquem ajustados, então eu já montei aqui os 4, e aqui atrás eu fiz cortes, picks, para a gente colocar a plumante e encher.

E aqui está nossa técnica pronta, o puff, então depois de ter feito quantos quiser, tamanho que quiser, se quiser pode colocar uma barra ao redor, ou se não simplesmente o forro, aí costura por aqui, deixa um buraquinho, desvira, fecha e está pronto a peça.

Pode ser uma manta, uma colcha, um tapete, trocador, almofada para colocar em banquetas… fica uma graça.

Espero que tenham gostado, curtem, compartilhe nas nossas redes sociais.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here