Dica de Sexta: Porque o Tecido Distorce Após Colocar o Zíper? (Tutorial Patchwork)

0
107

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

Na dica de sexta de hoje eu vou falar sobre um problema que muitos me perguntam, aqui na sala de aula/workshops, sempre tem essa pergunta quando colocamos zíper… “Prof, o tecido de cima esticou, ficou mais comprido, não deu certo, ele correu, ficou mais para um lado”.

Na verdade toda a costura que a gente faz, o tecido de cima estica e o de baixo encolhe, essa é a tendência do tecido, principalmente quando não está alfinetado, então em um trabalho específico com técnico, com corte preciso, a gente tem que botar muito alfinete, porque sempre acontece, o tecido de cima estica e o de baixo encolhe.

No zíper principalmente, fica um tecido mais comprido, vou mostrar aqui, vou colocar 2 zípers do mesmo tamanho, mesmo comprimento os 2, e eu vou colocar sem alfinete.

Então aqui, depois de colocado o zíper, a gente percebe a diferença no tamanho do tecido, ele cresceu porque esse tecido que estava na parte de cima, então o próprio pé de máquina estica ele, e as garrinhas recolhem o outro.

Então a sugestão é que se coloque bastante alfinete, tanto em zíper quanto em qualquer outro trabalho, principalmente no início e no final, depois no centro, claro, mas no final é bem importante que a gente faça isso.

Se isso acontece, como faz do outro lado? Sugestão sempre, é que do outro lado quando for colocar, dê essa diferença já, faça essa pequena diferença para um lado, porque no final do outro lado vai ficar tudo certo, ou seja… tudo encontrado só para um lado, se não pode ter a tendência de torcer o trabalho.

A gente deixa uma sobra para um lado e uma sobra para outro… então meu tecido de cima eu começo pelo outro lado, e estaria os 2 paralelos, então eu já dou essa pequena diferença aqui, porque depois que eu chegar aqui ele vai encontrar, porque a diferença ficou do outro lado já.

Então é interesse que faça isso, mas a dica de sempre é muito alfinete.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir:

 

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here