Dica de Sexta: Estrela da Amizade Dupla (Tutorial Patchwork)

0
223

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

Essa semana é a semana de bloquinho, então vamos fazer a estrela da amizade dupla, na verdade foi uma sugestão, por isso sempre digo, coloquem sugestões, ideias do que for fazer.

Temos todos os pedaços da Estrela da amizade dupla, para chegar aos pedaços, como calcular, como chegar nas partes que eu preciso é simples, se eu quero fazer um bloco de 30cm.

E ele tem 3×3 cada parte dessa vai ter 3 centímetros, porém vai ter 10cm quando estiver pronto, depois de imbutido em alguma coisa esse bloco vai ter 30 centímetros, então esse bloco vai cuidar com as margens de costura, primeira coisa.

Olhando aqui no desenho eu vou procurar quais são os quadrados inteiros, eu tenho as 4 extremidades inteiras, e o centro, então se cada quadradinho desse vai ter 10 prontos, com a margem de costura, 11,5.

Então já eu vou analisar triângulos que caberiam, tenho 4 triângulos que eu tenho 1 quadrado onde caberiam 2, isso quer dizer que eu vou ter um quadrado que vou cortar 1 vez no meio.

Então eu olho o tamanho, ele é a metade do meu quadrado, então vou pegar um quadrado e cortar 1 vez no meio, porém eu não posso cortar ele de 11,5 porque como ele é em 45 graus, ele precisa mais tamanho, precisa que seja um quadrado maior, para que seja um corte e não diminuir o tamanho do meu quadrado, sempre no final eles têm que ter 11,5 para imendar e ficar com 10.

Esses que vou cortar 1 vez coloco mais 1 centímetro, então vou cortar esses em centímetro de 12,5 porque agora eu esqueci o 10, já estou no 11,5. Daqui para o triângulo eu vou colocar mais um, 12,5.

Cortei aqui, um quadrado vai dar 2 partes, outro quadrado vai dar 2 partes, bastam 2 quadrados, agora tenho umas pecinhas pequenas que se eu analisar nesse quadrado, essa peça caberia 4 vezes, se ela caberia 4 vezes no meu quadrado eu vou cortar 2 vezes, para eu cortar 2 vezes eu preciso acrescentar mais um pouco, porque vou ter mias costuras, vou perder mais margens de costuras.

Vou cortar ele com 14, e não acrescentar com mais 1, vou acrescentar mais 1,5. Então para eu ter 10, o inteiro: 11,5… para cortar 1 vez: 12,5 e para cortar 2 vezes 14, porque eu fui desse que corte e acrescentei 1 e meia.

Essa sempre é a regrinha, para cortar 1 vez aumenta 1, para cortar 2 aumenta mais 1 e meio, ou seja, 2 e meio.

Então guardando aqui eu tenho onze e meio, doze e meio e quatorze… então essa é à medida que eu preciso, então eu cortei para essas 2 partes eu precisei de um quadrado, e para essas  duas eu precisei de um quadrado.

Um quadrado escuro e rosa eu corto em 4 partes e tenho o quadrado, então eu tenho as 4 partes, um conceito de onze e meio, eu preciso 2 de 12 e meio de base e um de 14, da ponta da estrela de dentro até a ponta da estrela de fora, é isso que eu preciso para fazer a minha estrela da amizade.

Então agora para eu começar a costurar, eu vou separar os 9 quadrados que eu tenho e eu vou primeiro preparar os que precisam de costura, vou costurar os 2 primeiros, direito com direito, para depois juntar ele na outra parte, essa estrela da amizade é muito importante engomar, engoma com goma box que é bem melhor de trabalhar.

Já costurei todos eles, a parte menor, quando eu costurei ele ficou do mesmo tamanho do outro que tinha aquele 1cm.

Costurei a parte dos bloquinhos, agora tenho as 9 partes prontas, para eu construir a minha estrela da amizade dupla, e todas elas agora com as costuras, todas as pecinha tem onze e meio de tamanho, todas iguais, vou emendar elas e elas vão se tornar um bloco de 300.

Costurei de novo, a ponta tem que ter uma sobra do pé de máquina para não estragar a ponta da estrela, deixe o alfinete em pé e coloque-o em cada lado, mostrando onde estão encontrando os bicos, então esse alfinete que fica como marcação e coloca um de cada lado, costura devagar por cima do alfinete para que não quebre a agulha, aí tira esse alfinete agora e costura.

Então aqui está nossa estrela da amizade dupla, cuidado com as pontinhas das estrelas sempre.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir: