Dica de Sexta: Como Fazer uma Costura em Y (Tutorial Patchwork)

0
168

Olá meus amigos, minhas amigas, bem- vindos a mais uma dica de sexta.

Na dica de hoje eu vou ensinar a como fazer uma costura em Y bem-feita, quando temos trabalhos como esse por exemplo, quando precisamos incluir uma peça, um bloquinho, em um lugar que tenhamos centrado, que é um Y.

Como fazemos para que não fique enrugado/puxado e para que fique bem feita essa costura em Y, primeira coisa, vamos marcar, como eu já marquei aqui, a gente vai marcar com lápis ou com caneta térmica, caneta que sai com água, a gente marca a margem de costura para um lado e par ao outro, então essa margem de costura a gente vai respeitar.

Tenho aqui a minha peça, e é principalmente aqui onde eu tenho que cuidar… essa primeira emenda que eu fiz é uma emenda reta, porém eu deixei 1 pé de máquina sem costurar, isso aqui é bem importante para colocar a próxima peça, então tem um pé de máquina sem costurar, aqui com a minha marca eu vou também deixar um pé de máquina sme costurar.

Vou alinhar um risco que eu fiz, aqui na imenda dos tecidos, ou seja, ele vai ficar alinhado com o de baixo, as 2 pontas.

Então ele fica alinhado com a ponta de baixo, e eu vou costurar com o pé de máquina para trás, não vou ultrapassar o pé de máquina, nessa parte vai ficar sem costura, então aqui alfineto, agora eu vou encaixar as emendas que eu tenho do meu trabalho, do meu bloquinho, tenho que encaixar todas as costuras… a última costura para que o desenho tenha continuidade, e o final muito importante, também alfinetar, porque como essa peça foi cortada no mesmo tamanho, foi medida cortada e planejada… então ela tem que terminar, não posso refilar depois.

Então vou passar, fazer a costura e parar onde eu fiz minha marca do pé de máquina.

Fiz um retrocesso, para não desmanchar, e agora eu já faço a outra costura do outro lado, da mesma forma, esse pedacinho do pé de máquina eu vou deixar sem costura, alinho todos eles, alfineto, costurei esse lado, agora vou costurar o outro, da mesma forma, então sempre o segredo da costura em Y é todas as partes aqui, o pé de máquina não ter costura.

Eles ficam livres para se acomodarem depois, alinhando as costuras, vou fazer um retrocesso pequeno, para que fique firme, e aqui fico com a costura em Y bem organizada e feita, e na parte de trás a gente passa todas as 3 sobras para o mesmo lado, e assim conseguimos abrir a florzinha, deixando um acabamento bem feito na parte de trás também.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here