Dica de Sexta: Cursores e Zíperes

0
1642

Olá meus amigos, minhas amigas, bem-vindos a mais uma dica de sexta.

A dica de sexta de hoje é um pedido de algumas alunas do eu curso online, sobre zíperes… tirar algumas dúvidas sobre, como comprar, o que comprar, o que vai funcionar, então a gente tem vários tipos de zíperes no mercado, vários cursores.

O cursor do zíper é a parte onde vai deslizar o cursor, então nós temos um zíper de nylon, zíper de metal, zíper de 3 mm, de 4,5 e de 5.

Os mais comuns e mais fáceis de não errar são zíperes de 3 e 5 mm, então temos aqui a parte do zíper, temos esse fininho que chamamos de 3, o zíper grosso que a gente chama de 5, esses são comprados em metro.

Eu sempre sugiro comprar em metro, porque a gente não tem perda, do que aqueles zípers já prontos, que é bom que não tem erro na hora de comprar o cursor, não tem erro também na hora de comprar o cursor combinando com o zíper, porém a gente pode ter bastante perda, e também o acabamento fica bem melhor se temos o zíper em metro.

E a gente tem também no mercado, são zíperes de metal, então o cursor do zíper de nylon não combina no zíper de metal, então esse é outro cuidado que temos que ter.

O cursor é um pouco diferente, mas quando formos comprar tem que pedir que quer um cursor para zíper de nylon, o de metal é mais difícil de encontrar em metro, não costumamos usar no patchwork, mas já aconteceu comigo de eu comprar o cursor e não ver que o cursor era só para metal e eu tive que desperdiçar todos aqueles cursores.

E a gente tem no mercado também vários tipos de cursores, eu tenho aqui 2 modelos, o 3 e o 5, de um cursor, vamos dizer… mais simples, mais acessível, mais comum, mas ele também é um material mais frágil.

Os cursores mais fortes que a gente diz, que a gente inclusive separa eles só o cursor, onde depois a gente pode encaixar os pingentes que a gente chama, que compramos separados também, os pingentes dos cursores, eles são mais fortes, robustos e tem um metal melhor, onde ele corre melhor também no zíper.

Claro que isso tudo depende do custo que quer colocar no material, mas sempre esses que a gente pode montar um pingente, um puxador no cursor, ele dá um valor bem melhor pra peça, fica bem mais valorizado do que esses cursores que são mais simples mais comuns, claro que eles centavos, e esses já custam alguns reais montados.

Porém eles dão muito mais valor às peças, então todo cuidado de comprar o zíper o 3 e o 5 não vai ter erro, é sempre mais faço de achar eles do que o e meio, e existe uma marca só de zíper que usa o cursor 4, esse é muito difícil de encontrar, geralmente ele só vende já junto ou já colocado.

Assim, se não estiver funcionando algum zíper o problema pode ser porque é um tamanho um pouco/especial, e não é um tamanho universal.

Então essas são as dicas com relação ao cursor e zíper, sempre 3 e o 5 (pequeno e grosso) fino para coisinhas pequenas, grande para bolso, para coisas mais grossas, maiores, e o cursor também cuidar para que ele seja de nylon, se for usar para zíper de metal, essa aqui por exemplo é uma peça… mesmo sendo uma peça pequena, um necessaire, eu usei o zíper largo.

Porque geralmente o curso fino para coisas pequenas, necessaire é para coisas delicadas, e o zíper grosso para coisas maiores porém eu não encontro muitas vezes a cor no fino e no grosso, então vou escolher o tamanho do zíper conforme a cor que eu encontrar.

Tem gente que só gosta de usar o grosso porque é mais fácil de costurar, de colocar, então utilizei o grosso nessa peça, que é uma peça pequena, não tá errado, pode ser utilizado.

Meus amigos, minhas amigas, espero que tenham gostado da dica de hoje, que sirva para os seus trabalhos, para melhorar sua qualidade, para melhorar suas compras também.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir: