Como Ter um Ateliê de Sucesso e Rentável?

0
243

Olá sou a Patrícia do Ateliê casa de Pano, tenho ateliê a 4 anos aqui em Blumenau.

Muitas pessoas me procuram e me perguntam, como eu faço para ter um ateliê, o que eu tenho que ter, como eu tenho que agir, o que eu tenho que comprar, como eu tenho que montar?

Primeira coisa que digo, que tipo de ateliê você quer montar?

Porque não necessariamente precisa ter uma casa enorme como a que eu tenho aqui, com muita estrutura.

Mas sim, se você tiver uma sala em casa, uma máquina de costura e quiser costurar para vender suas coisas no bairro, é um ateliê!

Você quer Ensinar?

Aconselho ter uma sala de aula em casa, ou começar com uma pequena sala de aula e algumas alunas, isso também é um ateliê.

Então não quer dizer que para eu ter meu ateliê eu precise ter toda essa estrutura inicial, eu preciso definir o que eu quero.

Por exemplo, eu quero produzir… quero costurar para produzir, então eu posso ter na minha casa meus equipamentos, minha máquina de Quilt, meus equipamentos para produzir em geral.

O que precisa para ter sucesso?

Tem que identificar o seu produto, criar o seu produto, para que eles tenham a sua cara.

Quando a pessoa ver, por mais que seja um projeto que já exista, tem que dar uma carinha para ele, e tentar criar coisas novas.

É sempre bom aprender o tempo inteiro, buscar conhecimento, buscar aula, a gente sempre tem uma dica que ajuda.

Como fazer, como produzir mais rápido, como produzir com melhor qualidade, e também o que está acontecendo, quais são as novas técnicas, os novos produtos.

Então eu acho que nesse sentido, a gente tem que buscar sempre e sempre pensar: Eu não sei tudo, e eu preciso dar a minha cara desde a escolha do tecido.

Desde a escolha do pingente que vai pendurar… então tudo isso vamos criando na nossa identidade.

Quer dar aula?

Você pode criar um ateliê numa sala de aula, em uma sala de aula bem iluminada, com boas máquinas, “mas eu não tenho condição de máquinas agora”.

Faça uma parceria com uma loja de máquinas da cidade, próxima, até mesmo pode sugerir criar uma estrutura para que a aluna traga a sua máquina, também podemos trabalhar assim no inicio.

E depois vamos melhorando, ajustando, criando espaços mais confortáveis, individuais, e isso vai ajudando muitos, e também identificar qual o público que a gente quer da aula.

A gente quer da aula para pessoas que querem técnicas, que querem fazer o patchwork aprofundado.

Ou a gente tem clientes que querem fazer peças para consumo, peças para venda, ou ainda, pessoas que querem fazer terapia.

Aqui no meu ateliê, 70%, 80% das minhas clientes vem fazer terapia, então eu tenho que ter um ambiente agradável, um bom cafezinho, essas coisas que vão trazendo essas clientes.

Esse tipo de cliente e esse nicho são um exemplo, existem vários nichos de mercado, existem muita procura.

O artesanato é uma coisa que cada vez mais as pessoas buscam, até mesmo por conta da depressão, da necessidade de ter uma renda extra, de vários fatores.

E assim temos um público para isso.

Quer ter uma loja?

Na minha loja o que eu posso ter? Posso começar aos poucos, eu mesmo ajudei alguns ateliês aqui na minha região, um dia eu consignei alguns tecidos.

Então a gente pode começar assim também, buscando parceiros que possam dividir um pouquinho os tecidos.

Comprar com mais alguém, e assim, claro, a gente tem condição, tem capital, a gente fazer boas compras.

As boas compras, isso é o mais importante na loja… eu errei muito nesses 4 anos.

Com esses erros eu fui aprendendo muitas coisas que a gente precisa, que não é só o que a gente gosta.

Mas sim o que o nosso público gosta, ou que nosso público precisa, o que na minha cidade não tem.

Os acessórios, os equipamentos, os tecidos bem apresentados na minha loja, que estejam combinando as composições, as coleções combinando, para dar valor.

E sempre ter uma pecinha com aqueles tecidos novos que chegaram, porque uma peça, um tecido visto em uma peça é bem diferente do que um tecido enrolado em uma prateleira.

Então essas coisas são dicas pequenas, coisinhas pequenos que tem muita coisa para ensinar, tem muita coisa que você possa utilizar da minha experiência, do meu aprendizado.

Então se você gostou dessas pequenas dicas e também quer ter um ateliê de sucesso.

Inscreva-se nesse link abaixo e participe dessa aula que eu vou dar ao vivo, gratuito e vamos conversar muito mais sobre esses itens e essas dicas.

Um beijo, te espero lá.

Vídeo para seguir o que foi falado acima você pode ver clicando, Aqui!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here