Bloco de Patchwork com 6 tiras! | Dica de Sexta

0
121

Olá meus amigos, essa é mais uma dica de sexta.

A dica de sexta de hoje é bloquinho, muito simples e muito rápido de fazer.

A gente vai transformas 6 faixas em um bloco, com costuras bem rápidas, vamos precisar de 3 faixas de uma cor, que no caso aqui é a floral, de 40x8cm, e 3 faixas de uma cor contrastante de 8x40cm também.

Vamos intercalar e formar 3 blocos, vamos costurar 1 bloco e separar um bloco com o floral, os 2 trocados um com o outro.

Eu vou tirar um pé de máquina, direito com direito…

Agora vamos passar tudo para um lado só, com os 2 blocos costuras vamos colocar direito com direito, e o cuidado é que fique um tombamento para cima e um para baixo, para que a gente faça o freio nos encontros.

E vamos alfinetar encontrando essas 2 costuras, fazendo freio, alfinetando e encontrando ao máximo as costuras.

Primeiro em uma faixa, depois na outra, e deixa toda a faixa alinhada, é importante saber sentir o freio, por isso um tombamento para cada lado, e isso é muito importante, o corte certo das partes e a costura reta em todas as faixas.

Agora vamos conferir a medida, como temos 40cm vamos dividir por 20cm, 20cm que é o centro, e vou fazer uma linha na diagonal, para cada um dos 2 quadrados, na mesma diagonal.

Agora aqui vou costurar um pé de máquina em cada lado, com um risco, como se fosse um triângulo perfeito.

Aqui um detalhe, eu não costurei depois do risco do centro, não ultrapassei até o final, porque agora vou fazer o corte.

Vou cortar no meio, cortar no risco, e a gente tem aqui todas as pecinhas para formar esse bloquinho simples e rápido de fazer.

Vamos só juntar, emendas as outras partes e está pronto…

Vou unir 2 peças, depois mais 2 e formar o bloco, sempre fica desencontrado, mesmo que a gente troque as peças não tem problema, porque todas são iguais, só muda a posição.

Na hora de juntar os 2 eu tenho que cuidar para encontrar os bicos, coloco o alfinete nos 2 biquinhos, e assim estão os 2 bloquinhos prontos.

Podemos limpar, refilar, não tem problema, o único cuidado para tomar é que a ponta da costura continue no canto, esse bloquinho ficou com 36cm, então se quiser fazer uma pequena almofada dá para fazer assim.

Se não coloca uma barra ao redor, ou aumenta o tamanho das faixas, tanto largura quanto altura, dá para fazer uma bela frente de bolsa com 36cm, e assim deixar para sua imaginação, o que quiser fazer.

Se tiver mais dúvidas, venha para o meu curso mensal online “Encontro Patch Com Patricia Muller“, onde todo mês temos duas aulas ao vivo e você pode tirar todas suas dúvidas.

Beijos,

Patrícia Müller

Artigo extraído do vídeo a seguir:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here